O Tal Relacionamento

Edit Content

Segue-nos

Enquanto jovens todos passamos por momentos em que ficamos preocupados, mesmo ansiosos em buscarmos e construirmos os nossos relacionamentos. Falamos em termos de amizades, mas não só. Sabemos que nesta fase há também aquele nervosismo de vermos os nossos amigos a começarem a namorar, sentirmos que não chega a nossa vez, como é que devemos fazer e se seremos capazes de ter e de construir esse relacionamento. Mesmo os jovens cristãos começam a fase de se perguntarem “porque é que Deus ainda não tem ninguém para mim?”

Se alguma vez colocaste esta questão ou sentiste esta preocupação então o que vais ler vai ajudar a ultrapassar isso. Não te apresses, não fiques ansioso. Hoje não falamos sobre namoro, mas sobre o maior e o mais importante de todos os relacionamentos que deves construir, aquele em que deves investir em primeiro lugar. Este é o teu relacionamento com Deus. 

O namoro é, claro, algo que a dada altura vai ocupar a tua mente, mas este é o teu foco, não em um dia, numa fase, mas em todos os dias da tua vida: cuidar e construir o teu relacionamento com Deus. Essa é a tua prioridade porque a partir daí, tudo o que Deus tiver preparado para ti virá ter contigo. 

E sabes? Tal como num namoro, numa amizade, também o relacionamento com Deus precisa de ter INVESTIMENTO, COMPROMISSO, SER CUIDADO, SER VALORIZADO, porque se não deres essa atenção, esse relacionamento não será fortalecido e sem que te apercebas podes estar a desfocar-te e afastar do mais importante e mesmo do que Deus tem para ti. 

"Ele criou-nos para que de verdade tenhamos intimidade com Ele"

É verdade que Deus ama a todo o tempo, independentemente das tuas atitudes, independentemente das tuas falhas, mas é a tua atitude e decisão que vai determinar o relacionamento que terás com Ele e com isso, o teu sucesso. Se Deus está ao teu lado a todo o tempo então é Dele que não podes esquecer-te em nenhum dos teus dias, mesmo nos mais atarefados, mesmo quando achas que não há tempo entre estudo, família, diversão, redes sociais. Mesmo quando achas que Deus vai entender que não tens tempo, Ele é o que mais merece esse tempo e a tua atenção. É Nele que deves investir para fortalecer a vossa ligação.

Lembra-te, só sabemos amar porque Ele nos amou primeiro (1 João 4:9). Ele criou-nos para que de verdade tenhamos intimidade com Ele então como é que seremos capazes de não cuidar deste relacionamento?

Em João 17, Jesus ora ao Pai pelos seus discípulos:

“Dei-lhes a mesma glória que me deste, para que vivam em perfeita unidade como nós. Eu vivo neles e tu vives em mim. Deste modo a sua união será perfeita e o mundo há de saber que me enviaste e que os amas como a mim.”

SEPARA UM TEMPO DE QUALIDADE E UM ESPAÇO DE INTIMIDADE PARA DEUS

SEPARA UM TEMPO DE QUALIDADE E UM ESPAÇO DE INTIMIDADE PARA DEUS

Deus enviou Jesus para que, por meio Dele, todos pudéssemos ter esta intimidade com Ele. Então coloca este desejo em primeiro lugar na tua vida. Partilhamos então alguns passos que podem ajudar-te a desenvolver o teu relacionamento com Deus:

Assume um papel ativo, toma a decisão, age! Decide buscar a Deus, não esperes desenvolver a tua relação com Deus se ficares sentado e não tomares a decisão de agir, de dar o passo, de orar, abrir a tua Bíblia, falar com Deus. Nenhum relacionamento se desenvolve se só houver dedicação de uma das partes e Deus já dedicou e dedica tudo a ti. Faz a tua parte

Separa um tempo de qualidade e um espaço de intimidade para Deus. Deus espera todos os dias que tenhas esse tempo separado para Ele da mesma forma que separas para os teus amigos e outras pessoas. Procura um espaço que seja reservado e em que possas estar em intimidade com Ele. Nesse tempo controla a tua mente, elimina todas as distracções, dedica-Lhe esse momento. Desliga o wi-fi, desliga das redes sociais e dá a Deus a atenção que merece

Sê constante na tua dedicação a Deus. Assume com Ele um compromisso porque se Ele não se esquece de ti em nenhum dia também espera que o faças. Não sejas inconstante, não te deixes levar pelas circunstâncias. 

“Esse nem pense que há de conseguir alguma coisa do Senhor, pois é um indeciso e pouco seguro em tudo o que faz.” (Tiago 1:7)

Abre mão da tua vontade e confia na vontade de Deus para ti, toma a tua CRUZ!

Não procures Deus apenas quando precisas de algo, ou apenas em alguns dias quando tens tempo livre, não o faças a procurar uma recompensa porque essa recompensa é, na verdade, a proximidade e intimidade que estabeleces com Deus, ter prazer em encontrares-te com Ele todos os dias.

“hás de mostrar-me o caminho que conduz à vida, saciar-me de alegria na tua presença e de eterna felicidade a teu lado.” (Salmos 16:11)

Abre mão da tua vontade e confia na vontade de Deus para ti, toma a tua cruz. Talvez esta seja a parte mais difícil de entender e aceitar mas ter um relacionamento com Deus implica renúncia, abdicares de tudo aquilo que se vai opor, a todas as distracções que surgirem, de todas as saídas, de todos os amigos que se vão opor à tua escolha, porque nada disso tem comparação com a transformação que Deus quer fazer na tua vida quando de facto mantém essa intimidade com Ele.

Não deixes que nenhuma preocupação com qualquer relacionamento seja maior. Investe no teu relacionamento com Deus. Procura a intimidade e aprende a amar-te a ti mesmo e mostrar a Deus que O amas porque tudo o resto Deus já preparou para ti e irá chegar a ti pelas mãos de Deus. (Mateus 6:33)

Mais para ti...

Vários artigos para explorares e partilhares…

Várias mensagens disponíveis…

Músicas do Festival de Talentos…

Publicações

Copyright © Jovem Kuriakos 2018

Tempo

Enquanto jovens, qual de nós não passou já por momentos de ansiedade em que pensamos que o tempo não passa, que o nosso momento não chega, que a nossa vida não avança, que estamos numa fase estagnada, que leva demasiado tempo para que possamos alcançar algo que desejámos ou programámos, para podermos ser independentes. Na verdade, o que se costuma dizer é que enquanto jovens temos todo o tempo pela frente, que podemos ainda fazer tudo o que quisermos e ser tudo o que quisermos, mas nem sempre é assim que nos sentimos, porque é também uma fase de algumas inseguranças e ansiedades e muitas vezes associadas ao facto de que não chega algo que estamos à espera. 

Para todo o jovem que acredita em Deus, sabemos que Deus tem para nós promessas, que tem um propósito para a nossa vida, que existe já algo preparado para nós que ainda não conseguimos ver. No nosso relacionamento com Deus passamos por momentos em que falamos com Ele, oramos e pedimos a Deus ajuda para alcançar algum projecto mas muitas vezes não estamos dispostos a entender que não acontece nada no nosso tempo, mas sim no TEMPO DE DEUS.

“Neste mundo, tudo tem a sua hora, cada coisa tem o seu tempo próprio. Deus fez tudo muito bem e na altura própria. Até colocou a eternidade no coração dos homens, mesmo sem eles conseguirem compreender a obra que Deus fez, desde o princípio até ao fim.” (Eclesiastes 3:1;11)

"Nada daquilo que nós façamos poderá fazer com que o tempo passe mais depressa"

Nada daquilo que façamos poderá fazer com que o tempo passe mais depressa ou mais devagar e se, para nós, alguma das promessas está atrasada, isso não é o que está a acontecer para Deus porque tudo acontece no tempo que Ele determinou. Cada uma das promessas de Deus passa pelo teste do tempo. Muitas vezes vamos passar por momentos de grande ansiedade, pela espera e também vamos aprender a crescer com aquilo que esse tempo nos ensina porque Deus tem um propósito em tudo, até nesse tempo de espera que para nós pode parecer inútil e doloroso. 

Deus ensina-nos que existe o TEMPO DE SEMEAR, o TEMPO DE ESPERA e o TEMPO DA COLHEITA  E o que fazemos durante este tempo, como conseguimos enfrentar e agir quando não entendemos e quando achamos que Deus não nos está a ouvir ou ajudar?

“O que fizerem, façam-no de todo o coração como estando a servir ao Senhor e não aos homens. Lembrem-se de que a recompensa vem do Senhor que vos fará ter parte na Sua herança. É a Cristo, o verdadeiro Senhor, que estão a servir” (Colossenses 3:23-24)

Durante este tempo, tudo aquilo que fizermos seja para servir e agradar a Deus

Durante este tempo, tudo aquilo que fizermos seja para servir e agradar a Deus

Durante este tempo, tudo aquilo que fizermos seja para servir e agradar a Deus. E sempre será fácil? Claro que não, nem sempre entenderemos o tempo e por vezes trabalhamos, lutamos, caminhamos, entregamos e desenvolvemos os nossos talentos para Deus e não conseguimos ver o que vem à frente… Demora… Então o que podemos fazer? O que Deus espera de nós? Que confiemos no Seu tempo, no seu propósito e que fixemos os nossos olhos Nele seguindo em frente sem desistir e sem olhar para trás.

E sim, mesmo no tempo em que parece ser o tempo do silêncio, quando parece que Deus não nos dá as respostas que procuramos, quando parece que o milagre não chega até nós, mesmo neste tempo, é o TEMPO DE DEUS e Ele está no controlo. E é aqui que mais precisamos fortalecer a nossa fé e não duvidar. É aqui que não te afastas de Deus, é aqui que Deus vê se te manténs com os ouvidos atentos à Sua voz e dependes unicamente Dele ou se te deixas levar pela rapidez das coisas que o mundo parece oferecer. Se te sentires a passar por este momento então usa este tempo para aumentar a tua intimidade com Deus, para aprofundar os teus conhecimentos na Palavra e no que Deus ensina, para amadureceres. 

Porque Deus também tem um propósito e fala contigo em silêncio. Ele age sem sabermos, sem vermos e está perto de ti. Na hora certa a resposta vai chegar.

Depois chegará o tempo da colheita, quando recebemos na nossa vida o favor de Deus das mais diversas formas! Quer estejas no tempo de semear, no tempo de colher, no tempo de esperar, lembra-te que a tua relação e o teu amor a Deus nunca dependem das circunstâncias, mas sim de quem Ele é, a TODO O TEMPO

Nunca esqueças. Podemos confiar que é o nosso Deus, que nos ama, o Senhor do tempo e que nada foge ao Seu controlo. Por isso confia, o tempo de Deus é PERFEITO!

Mais para ti...

Vários artigos para explorares e partilhares…

Várias mensagens disponíveis…

Músicas do Festival de Talentos…

como

Esta é, talvez para quase todas as pessoas, a decisão (sim, a DECISÃO) mais difícil de tomar, aquela que é só para os fortes, para os que acreditam de verdade em Deus: O PERDÃO!

É também este o motivo pelo qual muitos querem viver um novo EU com Deus e não conseguem, é muitas vezes o motivo que nos mantém agarrados ao mundo. Mas é ao mesmo tempo uma das decisões que mais te pode libertar, confortar, acalmar toda a ansiedade e te aproximar de Deus. Então porque será que isto acontece? Porque é que tantas vezes achamos e até falamos que perdoámos mas na verdade não fomos capazes de o fazer?

Porque é difícil sim, porque é uma luta. Mesmo quando levamos uma vida com Deus, estamos no mundo e convivemos com outras pessoas, com outras realidades e também sabes isso: o mundo não nos ensina a perdoar. Enquanto somos jovens estamos numa fase de grande socialização, há sempre coisas novas a acontecer, pessoas novas que entram na nossa vida, grupos, diferentes experiências, diferentes circunstâncias, estamos a afirmar a nossa posição, a moldar o nosso carácter e claro que é inevitável passarmos por conflitos, por momentos em que somos ofendidos, injustiçados e magoados.

O que é que o mundo, os grupos, a sociedade nos ensina perante estas situações?

Certamente não é amor, não é perdão e se falarmos nestes termos muito provavelmente alguém que se ri e nos chama de fracos. O que o mundo ensina desde crianças é a vingança, o ajustar de contas, o alimentar dos conflitos.

Porquê? Porque caso contrário não serás bem visto pelos outros, porque isso significa que és mais fraco, o “banana”, o “tolo”. E sabes o que Deus nos ensina? Ensina que o PERDÃO não é para fracos, não é para tolos, de facto o perdão é apenas para aqueles que são fortes, para os que amam a Deus e fazem dos seus ensinamentos um exemplo, uma influência para todos os que o rodeiam. Não é para todos, de facto.

Se em algum momento te sentires nesta situação, nesta posição em que tu próprio lutas com pensamentos trazidos pelo diabo de que não és capaz ou que não queres ou não sentes que devas perdoar mas sim retaliar, sempre que te vires preso a sentimentos de raiva, tristeza, ressentimento em relação a qualquer pessoa que tenha errado, que te tenha ofendido ou injustiçado, lembra-te destas 3 coisas:

1- O ÚNICO QUE LEVA VANTAGEM QUANDO NÃO PERDOAS É O DIABO

A falta de perdão, quando alimentamos ou guardamos sentimentos de vingança, retaliação, estamos a deixar-nos entrar e ficar numa prisão, é uma forma que o diabo tem de te afastar de Deus e do que Ele tem para ti e impede também que tu sejas perdoado pelas tuas falhas. Vê o que o Apóstolo Paulo ensinava:

“Àquele que perdoarem também eu perdoo. Pois quando eu perdoei, se é que havia alguma coisa a perdoar, fiz isso na presença de Cristo, para vosso bem. Isso é preciso para que Satanás não nos engane, pois sabemos bem quais são as suas intenções.”(2 Coríntios 2:10-11)

Mesmo que tenhas sido ofendido, não há nada de bom em não perdoares ou deixar que os sentimentos falem mais alto. O único que ganha é o diabo e conhecemos que as suas intenções são sempre trazer morte e não vida, trazer o que é negativo e te afasta dos propósitos de Deus para ti.

Quando perdoas és tu que levas a vantagem. Nem sequer o fazes para vantagem ou bem de quem falhou ou te magoou. Fazes sim por amor a Deus, porque amas o teu próximo como Deus te ensina e porque é esse perdão que te liberta da prisão, permite que sigas sem o peso dos sentimentos que invadem a tua mente. E é verdade sim, perdoar não nos faz esquecer tudo mas permite que lembremos sem dor, permite saberes que mesmo que te tenham ferido e deixem uma cicatriz, não dói quando olhas para ela.

2- QUEM NÃO PERDOA NÃO É PERDOADO

Quando Jesus ensinava os discípulos a orar o “Pai Nosso” não falava em perdoar como uma opção mas sim como uma realidade: “Pai perdoa-nos como nós perdoamos…” e é mais claro mais à frente quando fala que se não perdoarmos quem nos ofende também Deus não nos pode perdoar (Mateus 6:15). Pensa então em quantas vezes ao longo de um dia tens atitudes que não agradam a Deus. Pensa então em quantas vezes oras a pedir a Deus que perdoe as coisas erradas que fizeste, pensaste e disseste. Somos merecedores de perdão mas não somos capazes de perdoar os outros? Deus perdoa-nos todas as vezes sem que nunca seja merecido e espera que saibamos ser também assim para todos os que nos ofendem.

3- PERDOAR NÃO É SENTIMENTO. É DECISÃO, UM ATO DE AMOR E FÉ

Quando Jesus ensinava os discípulos sobre perdão dizia “Se o teu irmão pecar contra ti sete vezes num dia e cada vez vier e disser, arrependo-me, então perdoa” e os discípulos responderam “Aumenta a nossa fé”. É claro que não é fácil e não é na tua força, mas a tua fé faz-te capaz e faz-te ver que, se Deus te ensina que perdoes é porque te ama e porque faz em ti a Sua vontade em todas as coisas.

O QUE TE PODE AJUDAR A PERDOAR?!?

Põe os teus olhos no quanto Deus te perdoou e no sacrifício que fez para perdão dos nossos pecados. O que é que nós fizemos ou fazemos para ser perdoados ou para merecermos o perdão e misericórdia de Deus? Nada! O perdão não tem a ver com merecer mas com amor e obediência a Deus. Não interessa se aquela pessoa merece ou não. Perdoa porque foste perdoado também e ainda és todos os dias (Efésios 4:32)

Olha para a pessoa que te ofendeu como uma “vítima” e não como um alvo. E é vítima porque está certo e não cometeu um erro? Não. Mas vítima de cegueira espiritual, de uma jogada do diabo, do desconhecimento da verdade, por não ter discernimento. Isso ajuda a que vejas essas pessoas com compaixão e que saibas libertar o perdão tendo em conta que também elas precisam do amor de Deus. Isto foi o que Jesus fez mesmo no maior sofrimento. “Pai perdoa-lhes porque não sabem o que fazem” (Lucas 23:34)

Por último lembra-te sempre, perdoar não é compactuar com uma ofensa ou com uma situação que te coloque em risco, não é continuar numa situação abusiva ou perigosa, é sim sair dessa situação e seguir em frente sem carregar peso, perdoando e libertando o teu coração e a tua mente de todos os enganos com que o diabo te quer prender sabendo amar mesmo os que erram connosco, mesmo os que pecam tal como Jesus perdoou e vencendo todas essas ofensas.

Lembra-te sempre que no reino de Deus, FORTE não é o que recebe o perdão mas o que perdoa. FORTE é aquele que através do perdão é liberto e vence todas as batalhas.

Mais para ti...

Vários artigos para explorares e partilhares…

Várias mensagens disponíveis…

Músicas do Festival de Talentos…

como-me-liberto

COMO ME LIBERT0?

Sem dúvida, vivemos hoje em dia numa cultura “hipersexualizada” e desta forma, a questão da pornografia é algo que, mesmo que em secreto, atormenta a vida de muitos jovens. Claro que, no mundo, para quem vive em engano, aquilo que frequentemente ouvimos quando se fala do assunto é que nem sequer constitui um problema, que é uma fase, que faz parte do desenvolvimento dos jovens, que não tem nada de errado. E a todo o tempo este é o engano que o diabo tenta trazer à nossa mente. Mas é esse mesmo engano que devemos expor porque existem uma forma de vermos a verdade e existe forma de te libertares deste engano.

Se muitas pessoas questionam acerca da pornografia, “O que tem de errado?”, vamos colocar a pergunta de outra forma: “O que a pornografia tem de certo, o que tem de virtude e o que traz de bom?” Aí a resposta é simples e direta: absolutamente nada! A pornografia é na realidade a perversão, o adulterar por completo um dos dons de Deus que é a intimidade sexual e que Deus ensina entre um casal, entre marido e mulher, sempre no seio de um casamento. Esta intimidade que Deus fala e que é legítima no casal em nada tem que ver com pornografia, mas sim com sexualidade e aí é importante que saibamos distinguir estes dois termos para que ninguém possa argumentar que a pornografia é algo natural ou que faz parte da vida. A sexualidade, a intimidade sexual é, na verdade, de Deus e é uma forma de o casal ter prazer um no outro, tenha união e é também a forma de se multiplicarem, de formarem uma família.

A Bíblia também nos ajuda a entender este tema. No momento em que Deus criou o primeiro casal e ainda antes do momento em que o Homem pecou, Deus diz “Sejam férteis e multipliquem-se.” (Génesis 1:28). E sim, não querendo ferir o entendimento de todos os que vivem no engano, a pornografia não é nenhum tipo de iniciação, treino, escape na vida dos jovens, nada tem de natural. É exactamente uma forma através da qual o diabo adulterou este conceito de sexualidade levando a uma forma demasiado generalizada de quase aceitação. Por definição a pornografia é “qualquer material ou representação que desperte pensamentos sexuais de forma vulgar e explícita com fins industriais ou individuais.” Sejamos claros então, se não é algo que Deus nos ensina, mas sim uma forma adulterada, um engano, se é completamente contrário ao que a Bíblia mostra, é sim uma forma de pecado e com consequências drásticas.

Mas como em qualquer outro tipo de pecado, o facto de creres em Deus e de conheceres a Bíblia não significa que não possas ser confrontado ou tentado por este gigante. E tal como Deus nos ensina, não será na tua força que o irás vencer, mas fortalecendo-te em Deus. O primeiro passo é acreditares que Deus te ajuda a libertar desta barreira e de toda a culpa, vergonha, desânimo que traz consigo.

Podemos então responder à pergunta: Porque é errado? Principalmente por dois grandes motivos, pelo que te prejudica a ti e pelo que ela prejudica nos outros.

Sendo um pecado, sendo um engano do diabo, o que faz é prejudicar a tua alma e tentar afastar-te de Deus. Vai potenciar as tuas vontades de satisfação dos desejos da carne e isso deixa-te enfraquecido espiritualmente, faz com que busques o prazer de forma egocêntrica e egoísta e quanto mais te deixas envolver nesse engano mais te tornas escravo. Ela é uma forma de vício, uma prisão.

A pornografia também distorce a visão e o entendimento do que é verdadeiramente a sexualidade como a Bíblia nos ensina no seio de uma união, de um casamento.

A pornografia cria em ti uma imagem distorcida de ti próprio e também te envolve numa vida de mentira, de vergonha, de culpa e como consequência, de isolamento.

Mas prejudica também os outros. Não aches que porque o fazes em segredo não vais prejudicar os outros. Se tens namorado(a) ou mesmo se és casado(a), a forma como estás a prejudicar a tua alma, a forma como gravas as imagens erradas na tua memória também prejudicam a tua capacidade de seres fiel e levam a que cedas ao adultério. Porque a pornografia é também uma forma de adultério e é tão grave como se acontecesse fisicamente.

O objectivo do diabo é SEMPRE roubar, matar e destruir e por mais que possas achar que aqui não se aplica, ele usa a pornografia, a imoralidade sexual para tomar conta de ti e te afastar do que Deus tem e quer para ti. A vontade de Deus é que todos sejamos santificados, que lutemos e nos afastemos do pecado. Tens a oportunidade sim de seres livre e de não o aceitares. Como podes lutar para te libertar?

1- Identifica quais as circunstâncias ou momentos em que te sentes tentado e muda as tuas rotinas se necessário. Dá preferência à oração e louvor a Deus e limita o tempo excessivo em buscas na internet.

2- Ora para que Deus ilumine os teus olhos para que entendas a natureza errada deste pecado, para que vejas com clareza.

3- Ora a Deus pela sua Graça. Clama a Deus no momento de tentação, mas também na tua busca diária. “Aproximemo-nos, pois, com toda a confiança, do trono da graça e assim conseguiremos alcançar misericórdia e graça e encontrar ajuda no momento próprio.” (Hebreus 4:16)

4- Mantém o teu espírito mais forte que a carne através da tua comunhão diária com Deus, através do teu estudo diário, de meditares na Palavra. Fortalece o espírito para que possa vencer quando surgem os desejos errados.

Por isso vos digo: vivam pelo Espírito e de modo nenhum satisfaçam os desejos da carne. Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito e o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro para que não façam o que desejam” (Gálatas 5:16-17)

Mais para ti...

Vários artigos para explorares e partilhares…

Várias mensagens disponíveis…

Músicas do Festival de Talentos…

Parceiro para toda a vida

Parceiro para toda a vida

(II Samuel 5, 6 e 8)

Definição de parceiro: pessoa com quem se joga, dança, atua ou pratica alguma atividade; companheiro; cúmplice; sócio.

Um parceiro é alguém com quem lidamos, gastamos o nosso tempo, quem consultamos antes de tomar uma decisão, quem está connosco, quem nos protege.

Quem é que escolheste para o teu parceiro? A quem confias a tua vida? A quem é que vais consultar quando tens alguma dúvida?

O melhor parceiro que podemos ter é sem dúvida Deus. Uma das pessoas que nos ensinou isso foi David.

  1. Antes de uma decisão, David buscava ao Senhor:

2 Samuel 5:19
“David perguntou ao Senhor: “Devo atacar os filisteus? Tu os entregarás nas minhas mãos? ” O Senhor lhe respondeu: “Vá, eu os entregarei nas suas mãos.”

2 Samuel 5:23
“então David consultou o Senhor de novo, que lhe respondeu: “Não ataque pela frente, mas dê a volta por trás deles e ataque-os em frente das amoreiras.”

E por isso ele tinha sucesso:

2 Samuel 5:25
“David fez como o Senhor lhe tinha ordenado, e derrotou os filisteus por todo o caminho, desde Gibeom até Gezer.”

  1. David gostava e esforçava-se por estar com o seu parceiro, Deus:

2 Samuel 6:14
“Davi, vestindo o colete sacerdotal de linho, foi dançando com todas as suas forças perante o Senhor,”

  1. David dava o seu melhor a Deus (honra):

2 Samuel 8:10,11
“enviou seu filho Jorão ao rei Davi para saudá-lo e parabenizá-lo por sua vitória na batalha contra Hadadezer, que tinha estado em guerra com Toú. E, com Jorão, mandou todo tipo de utensílios de prata, de ouro e de bronze. O rei Davi consagrou esses utensílios ao Senhor, como fizera com a prata e com o ouro tomados de todas as nações que havia subjugado:”

David era alguém segundo o coração de Deus, também era humano e falhava. Mas ele nunca deixou de fazer de Deus o seu parceiro.

Faz como David: procura Deus quando tens dúvida, esforça-te por estar na presença d’Ele e dá o teu melhor. Deus irá sempre guiar-te para o Seu propósito que é o melhor para ti, é aquilo que te vai fazer feliz, preenchido/a. 

Quando não tens vontade de orar, ler a Bíblia, fazer a tua chamada, não abandones o teu parceiro (Deus) e esforça-te, obriga-te a tomar uma atitude e não deixes que as tuas emoções e sentimentos te guiem. Quanto mais da Palavra tu estudares, mais fácil será resistir a isso.

Faz de Deus o parceiro para toda a vida.

Mais para ti...

Vários artigos para explorares e partilhares…

Várias mensagens disponíveis…

Músicas do Festival de Talentos…

Mansidao nao e nao ter voz

Quando pensamos em viver num modo de vida cristão, quando pensamos que aquilo que queremos enquanto jovens é fazer a diferença num mundo onde cada vez mais os jovens são ensinados desde o berço a resolver os seus problemas e conflitos com brigas e retaliação.

Sabemos que temos sim de renunciar a muitas coisas e queremos ser um exemplo no falar e no agir, queremos levar o nosso exemplo e que vejam em nós o carácter de Jesus, que possamos evangelizar através das nossas atitudes.

Aquilo que queremos enquanto jovens Cristãos é saber agir perante todas as situações com que somos confrontados e uma das coisas que Deus nos ensina é a MANSIDÃO

Este é um dos frutos do Espírito, ou seja, quando somos guiados na nossa vida pelo Espírito e não pelo mundo, iremos dar frutos.

“O Espírito produz amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fé, mansidão e domínio próprio”. (Gálatas 5:22-23)

Muitas vezes confundimos o que são estes frutos e principalmente no que diz respeito à mansidão, com ser fraco, concordar com tudo, ser mole e não expor opiniões para que não se criem conflitos. Por vezes achamos que a mansidão e o domínio próprio são isso mesmo, manter o silêncio para evitar conflitos.

Será que é isto que Deus quer de ti, que é isto que o Espírito Santo produz em ti?

Quando se posicionarem contra o teu Deus e contra aquilo em que acreditas e mais valorizas na tua vida, será que mansidão é manter o silêncio ou não mostrar o teu ponto vista para que não te olhem de forma diferente ou para que não tenhas uma posição diferente?

Por vezes, em algumas situações, a nossa posição poderá ser não avançar numa argumentação ou discussão de forma a que possa terminar-se ou não iniciar algum tipo de conflitos. Mas aquilo que te digo é que, na verdade, o silêncio muitas vezes causa mais conflitos por omissão das verdades e opiniões do que por um posicionamento diferente.

Este pensamento de que a mansidão significa não ter voz, não ter uma posição e manter o silêncio tem levado muitos jovens que são fiéis a Deus e têm opinião bíblica a tornarem-se quase apáticos porque acham que isso é o que Deus ensina. Mas não é!

Isso é deixar de servir o propósito de Deus para ti que é mostrar e levar a verdade mesmo aos descrentes, mesmo aos que depois de conhecerem a verdade não a queiram receber e viver.

Mansidão não é mostrar que te envergonhas de Jesus e que por isso não falas dele sem ser na igreja, onde todos acreditam como tu. Isto significa que deves entrar em conflito ou discussão com todos os que não acreditam no mesmo que tu? Claro que não!!

=MANSIDÃO NÃO É NÃO TER VOZ=

A mansidão implica isso mesmo, não entrar em conflitos mas não através do silêncio. O segredo não é não falar mas sim saber o que falar e como falar e isso é uma aprendizagem que vais ganhando através das tuas experiências e vivências mas também através da tua comunhão com Deus e aquilo que Espírito Santo vai fazer em ti. 

Nada irá ser na tua força mas esta mansidão é dom de Deus. Se não andares no Espírito não é possível que faças a diferença e que vejas em ti estes frutos. É necessário que possamos ver o que é que a mansidão significa no nosso modo de viver, de agir perante os outros.

Originalmente, a palavra mansidão está relacionada com o domesticar de um animal selvagem e claro que isto pode chocar alguns jovens, não queremos ser comparados a animais. Sabemos que nenhum de nós enquanto jovem quer ser controlado, “domado”, estamos exactamente numa fase em que queremos a liberdade no agir, no falar, nas escolhas que fazemos. E não significa que isto seja errado. 

A questão é que tornar um animal mais manso não significa retirar a sua energia ou força, é sim tornar essa força que era inútil quando estava descontrolada, que era um perigo, em algo útil. É canalizar essa força para uma determinada finalidade, para algo de bom. 

Tal como o animal é ensinado a usar a sua força em determinada actividade e não a deixar de a usar, também Deus não espera que nós silenciemos aquilo em que acreditamos ou o que escondamos o fogo de Deus que está em nós mas sim que o usemos da melhor forma e com sabedoria e isso é mansidão, é domínio próprio.

Ser manso não é não ter força mas sim tê-la sob controlo, não deixar de a usar, mas usar de forma controlada e sem provocar estragos, ser usada com o propósito certo.

Os mansos herdarão a terra e se deleitarão na abundância de paz” (Salmos 37:11)

Quando sabes andar em mansidão toda a tua energia e o teu potencial serão usados, não para o mal, não para provocar conflitos, descontrolar situações, lançar farpas a todos em redor, mas pelo contrário, iremos usar essa força de Deus para o bem e para que possa chegar a todos de forma suave e não como um furacão.

A Bíblia diz em Provérbios 16:32 Uma pessoa paciente vale mais do que alguém muito corajoso; é melhor saber dominar-se do que conquistar uma cidade
Aquele que é grande, o que é forte não é aquele que sabe sempre dominar os outros, que reage com conflitos e com grande argumentação, mas aquele que sabe expor a sua forma de pensar, que sabe expor aquilo em que acredita mas controlando-se a si  próprio, dominando o EU  e não o OUTRO!

Dominar o teu EU não é fingir que concordas ou acreditas no mesmo que todos os outros e muito menos deixares que isso te influencie. Não é achar que se ninguém souber no que acreditas estás a evitar conflitos e ser manso. Podes sim falar de Deus mesmo que mais ninguém acredite, podes sim ter uma opinião diferente seja em relação a que assunto for, mesmo que sejas o único, podes sim defender o teu Pai se alguém O ofende, podes com amor demonstrar aos outros aquilo em que acreditas e a forma como vives, podes e deves ser diferente nessas situações.

Acima de tudo, pede a Deus sabedoria para que tenhas essa mansidão, que saibas ter domínio próprio e possas cumprir o propósito, a missão que Deus tem para ti que é mesmo a de fazer a diferença, ser uma influência e levar a todos a verdade.

O Espírito Santo veio para estabelecer em nós o carácter de Cristo, para que sejamos diferentes do resto do mundo. Na verdade, o homem mais forte que passou por esta Terra disse: Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas (Mateus 11:29)

O que anda em mansidão não deixa que a alma comande as suas reacções porque é espiritualmente forte, não olha a sentimentos mas vê o que Deus vê e não o que o mundo vê. Mansidão é força sob controlo, não representa falta de carácter, de firmeza nas decisões nem falta de ânimo. É sim uma postura dócil de completa submissão aos ensinamentos de Jesus.

E lembra-te, há uma promessa para os que andarem em mansidão, que é de alcançarmos

a vitória que Deus tem para nós: “Os mansos herdarão a terra e se deleitarão na abundância de paz (Salmos 37:11)

Mais para ti...

Vários artigos para explorares e partilhares…

Várias mensagens disponíveis…

Músicas do Festival de Talentos…

Inscrição – 17 FT

17 Festival de Talentos

TERMINARAM AS INSCRIÇÕES

Toda a informação que precisas para poderes fazer parte deste novo festival de talentos.

Datas

INSCRIÇÃO ATÉ 26 de ABRIL

ELIMINATÓRIAS 7 e 14 de MAIO

REVELAÇÃO VENCEDORES 21 de MAIO

Informações Importantes

(consulta o regulamento para saberes na íntegra e em pormenor toda a informação)

Faz download no botão em baixo:

Categorias a Concurso

CINEMA (curtas-metragens),

PUBLICIDADE (spot publicitário + design gráfico)

DOCUMENTÁRIOS (Viagens + Testemunhos),

BANDAS (músicas inéditas),

VIDEOCLIPS (músicas Inéditas ou Músicas das bandas Kuriakos music)

ARTES (Qualquer que seja o talento, como Teatro, Dança, Stand-up comedy, mímica, poesia, culinária, spoken word, exposição de alguma forma de arte [pintura, escultura] vídeo motivacional, desenho 3D…)

Como Fazer a Inscrição?

a) Através do Diretor de Jovens

b) Através do email info@kuriakos-jovem.com

Envia-nos a tua ficha de inscrição preenchida e receberás de volta um email de confirmação da inscrição e com as instruções de envio dos vídeos e documentos necessários – IMPORTANTE

Depois de tudo enviado e validado receberás a confirmação da inscrição
(envia-nos a tua inscrição com antecedência para haver tempo de te fazermos chegar toda a documentação e caso seja necessário, fazer alguma alteração de ultima hora)

Documentos necessários para validar a Inscrição

> Ficha de Inscrição

> Ficha técnica conforme categoria (irás receber no email)

> Declarações de cedências conforme categoria (irás receber no email)

> Vídeo da Participação (ou imagem no caso de design gráfico)

EXPLICAÇÃO DE CATEGORIAS

Em baixo podes assistir à explicação de algumas categorias para entenderes o que cada uma engloba

CATEGORIA VIDEOCLIPS

kuriakos jovem

CATEGORIA BANDAS

kuriakos jovem

CATEGORIA PUBLICIDADE

kuriakos jovem

CATEGORIA DOCUMENTÁRIOS

kuriakos jovem

CATEGORIA ARTES

kuriakos jovem

CATEGORIA CINEMA

kuriakos jovem

Namoro não é um test-drive

Namoro não é um test-drive

Esta expressão, “test-drive” é como muitas pessoas gostam de descrever o namoro, no fundo como se fosse uma forma de experimentar aquilo que depois irá acontecer se eventualmente esse relacionamento chegar ao casamento. Jovens têm esta noção e adultos também.

Pais incentivam os filhos a fazerem este “teste”. Crescemos numa sociedade e num mundo que nos ensina que devemos namorar, ter várias experiências para podermos passar por várias situações e sabermos o que gostamos e não gostamos e o que resulta e não resulta. Exatamente como se estivéssemos a escolher um carro. A diferença é que aqui falamos de pessoas, falamos de uma união que pode ser para a vida, falamos da forma como o diabo tenta deturpar aquilo que Deus nos ensina acerca do namoro e casamento.

A verdade é que hoje em dia vemos cada vez mais casais a serem levados ao engano e que perante uma situação em que querem assumir o compromisso do casamento, se questionam: “Como é que eu sei que eu e o/a meu/minha noivo/a nos vamos encaixar na vida, e em termos sexuais, se não resultar e não tivermos testado antes?” Exato. Aí está a questão, o casamento e mesmo o namoro não se assemelham em nada à compra de um carro ou de qualquer coisa que possamos antes testar. Não funciona dando uma volta antes para ver se vai resultar.

Depois do namoro, em santidade, depois de assumir o compromisso do casamento, que será decisão dos dois, o que irão fazer é com que resulte e isto só pode acontecer se de facto ambos entenderem o porquê de não se poder fazer um teste! Apesar de hoje em dia cada vez mais vermos toda a gente a viver e a falar de forma superficial dos relacionamentos, o que Deus nos ensina é diferente. Há comportamentos que são errados, que não são da Sua vontade quando praticados fora do casamento.

O namoro não deve ser entendido de forma superficial e leviana

Muitos jovens hoje em dia acreditam e lutam com questões na sua cabeça de que, se houver amor, se houver intenção de casar, não há nada de errado em se envolverem sexualmente durante o namoro ou de levarem uma vida em comum semelhante à de um casal. Se pensas assim, abre os teus olhos porque este mundo está a impedir-te de veres duas grandes verdades: em primeiro lugar, o namoro não deve ser entendido de forma superficial e leviana, NÃO é uma experiência, NÃO É um momento de diversão!! É sim uma caminhada e uma construção que deve ser levada de forma responsável e em santidade. Obviamente que o namoro é também um momento de nos mantermos atentos e conhecermos a outra pessoa e que pode não terminar num casamento. Mas se a tua intenção é “dar uma volta” para testar ou “ganhar experiência” não namores.

Porque o namoro deve ser a fase que antecede a intenção de ambos de um compromisso futuro. Em segundo lugar, a Bíblia é clara em relação à possibilidade de relações sexuais antes do casamento. Segundo a Palavra, todo o envolvimento sexual sem que seja em situação de casamento é referido como imoralidade sexual e Deus orienta-nos a fugirmos dessas situações porque seremos julgados por isso, por praticarmos algo que é contra a sua vontade. Esse não é o nosso desejo enquanto seus filhos.

“Evitem a imoralidade. Os outros pecados que o homem comete ficam fora do corpo. Mas o que pratica a imoralidade ofende a dignidade do seu próprio corpo. Não sabem que não pertencem cada um a si mesmo, mas que o vosso corpo é templo do Espírito Santo que recebeu de Deus e que habita no vosso interior? Deus resgatou-vos por elevado preço. Dêem, pois, glória a Deus com o vosso corpo.” (1 Coríntios 6:18-20)

Quando permitimos ou quando achamos que podemos ter este comportamento durante o namoro estamos a faltar ao respeito, a desonrar o nosso corpo e a Deus, a quem ele pertence. 

“A vontade de Deus a vosso respeito é que vivam em santidade, afastados da imoralidade. Que cada um saiba usar com dignidade e honra o seu próprio corpo. Não se deixem levar pelos maus desejos como fazem aqueles que não reconhecem Deus.” (1 Tessalonicences 4:3-5)

O que a Palavra nos ensina é que nos afastemos da imoralidade, que usemos com honra o nosso corpo e que não façamos aquilo que infelizmente muitas vezes assistimos no mundo. Eles não conhecem a Deus e por mais que a pressão da sociedade seja grande, que a pressão dos grupos ou colegas onde te inseres te tentem levar a acreditar que esta não é a verdade ou que tens pensamentos ultrapassados, a Palavra de Deus é a que te diz a verdade.

O que Deus ensina é que as relações sexuais, a vida conjugal está destinada ao marido e mulher, quer seja com o propósito de terem filhos, de desenvolver uma unidade física, psicológica e espiritual e também para agrado e prazer dos dois. Fora deste contexto estarás a pecar, a desagradar a Deus, a ceder aos desejos da carne e a abrir mão da tua santidade. Isto não significa que viverás um namoro livre dos desejos da carne, santidade não significa que não possam surgir essas tentações. Mas é a atitude e a decisão que tomas em relação a elas. O que disse o Ap. Paulo? 

“Aos solteiros e às viúvas tenho a dizer que era melhor para eles continuarem a viver como estão, tal como eu. Mas se não sentem forças para isso, casem-se. É melhor casar-se do que arder em desejos” (1 Coríntios 7:8-9)

Deus sabe que vais ter de lidar com esses desejos mas a solução não é “testar” não é “ser só uma vez”, não há nenhuma solução que te permita um envolvimento sexual sem que seja em casamento. Isto também não significa que deves casar com este propósito ou como forma de evitares cair na tentação mas demonstra que não é lícito ceder à carne sem que haja casamento. O que irá falar mais alto neste momento? Manteres a tua santidade ou deixar que o diabo te vença? 

As consequências de cometer este pecado contra a santidade são várias e não são maiores ou menores que em outros casos. Sempre que escolhes sair do caminho e da vontade de Deus vais afastar-te de todo o propósito e bênção que Deus tem para ti. Entende, não importa se há amor no teu namoro ou mesmo se estão a planear casar-se. Por muito que os padrões do mundo, da sociedade estejam a mudar e caminhem no sentido oposto, os padrões de Deus, a verdade de Deus não muda e por isso mesmo que remes contra a maré, não te deixes afastar.

Para além de todos os riscos que existem na prática de relações sexuais fora do casamento, as consequências emocionais podem ser devastadoras para muitos jovens que muitas vezes enfrentam o peso da culpa, da rejeição, o facto de poderes estar a criar uma ligação profunda com uma pessoa que não é a que Deus escolheu para ti, é algo que deves pensar se te encontrares nesta situação. Podes estar a dar espaço para que o diabo entre e crie todo o tipo de problemas no teu relacionamento, em algo que estás a construir. Ceder a este engano é abrir mão de algo a que nunca deves renunciar, que é a vontade de Deus para ti.

 
Algumas coisas que podem ajudar-te a manter a santidade no namoro:

– Deve haver concordância no casal. Procurem ambos estabelecer regras, ambos concordarem em olhar e buscarem o propósito de Deus para o namoro.

– Fujam da imoralidade. Como? Sabem que o diabo irá atacar com tentações então limitem e controlem o contacto físico de forma a evitar alimentar e criar situações que vos coloquem perto do pecado. 

– Não vivam isolados no namoro. Procurem tempo com as famílias, com outras pessoas de referência e amigos.

– Dêem prioridade à área espiritual, a orarem juntos, a pedirem sabedoria a Deus em todas as situações, porque ao fortalecerem o espírito ele sempre falará mais alto que a carne.

“Digo-vos pois: vivam segundo o Espírito de Deus e não sigam os maus instintos. É que esses instintos são contrários ao Espírito, e o Espírito é contra tais instintos. Se se deixarem orientar pelo Espírito, então já não estão sujeitos à lei.” (Gálatas 5:16-17)

Devemos sempre claro lembrar que para Deus nenhum pecado é maior que outro e claro que, se no teu caso cometeste este pecado e achas que não há solução, há sim. Porque Deus perdoa quando há arrependimento e esse arrependimento implica que mudes de atitude e abandones esse pecado. Não caias no erro de achar que como aconteceu uma vez então já não há como corrigir. Se caíram podem levantar-se! Podem largar o pecado e não continuarem afastados de Deus para que Deus então possa cumprir o seu propósito. (1 João 1:9)

O namoro é o momento que irá decidir e construir um relacionamento com  a pessoa que te irá acompanhar para toda a vida então PROTEGE-O e ENTREGA-O a DEUS para que assim possas ver cumprida a Sua vontade.

Mais para ti...

Vários artigos para explorares e partilhares…

Várias mensagens disponíveis…

Músicas do Festival de Talentos…

16a-ft-categoria-cinema

16 Festival de Talentos

1ª ELIMINATÓRIA – CATEGORIA CINEMA

Paris (França) – Tome o meu lugar

Braga (Portugal) – Evangelização Digital

Tojal (Portugal) – Bullying

Regional Lobito (Angola)- Exercito de Deus

Grupo Teatral Ombembwa (Angola)- Benção & Maldição

Leiria (Portugal) – Batalha Final

Huambo (Angola) – O mais importante são as pessoas

Futungo (Angola) – Oração

São Tomé – A explosão do Poder de Deus

16a-ft-categoria-bandas

16 Festival de Talentos

2ª ELIMINATÓRIA – CATEGORIA BANDAS

Lagoa (Portugal) – Salmos 121

Espada de 2 Gumes (Angola) – Sede sóbrios

Arautos Da Fé (Angola)- Predestinados

Servents of God (Portugal) – Não foi em vão

Loucos por amor (África do Sul) – Usa-me Senhor

The sistas (África do Sul) – Não vivo sem ti